sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ìbà Òşún oooooooooo



Os assuntos de Òşún são importantes.
Os assuntos de minha mãe são importantes.
Os assuntos de Òşún, são importantes.
Eu nunca brincarei com os assuntos de Òşún.
Os assuntos de Òşún são importantes.
Òşún, mulher valente, viril e muito experiente.
Minha mãe Origimoba, mulher como o homem,
Que fez a sua maior contribuição libertando, despertando e conscientizando as mulheres de todo o mundo desde o início.
Durante o tempo de vida física dos Irunmọlẹ neste planeta Terra, nossa mãe tentou o seu melhor antes de ascender através da água e deixar a Terra para o Céu.
Se não fosse por Òşún, às mulheres não seriam dadas qualquer reconhecimento e honra (Òsétúrá).
As mulheres não teriam conhecido os seus direitos e as tarefas à frente delas, se não fosse nossa mãe.
Você, como uma mulher, qual a contribuição que você quer dar para a humanidade e para a posteridade, como você será conhecida?
Firmemente levante-se para trabalhar até o ponto mais crítico de sua energia, na contribuição justa para a cultura de sua comunidade, o conjunto político, os costumes, a economia, a religião, a linguística, a tradição e outras formas de vida, para que seu nome possa ser registrado para a posteridade.
Seja corajosa, sábia, humilde, política e honesta como nossa mãe, Òşún Sengise.
Minha mãe, Otoro Ẹfọn, eu dou grandes elogios a você.
Ore Yèyé O!
Ore Yèyé O!
Ore Yèyé O!

Fatunde, Fakayode Fayemi
Tradução: Odé Ợlaigbò


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.