domingo, 13 de dezembro de 2015

O Valor da iniciação






Por Áwo Falokun.

Eu tenho uma preocupação.
A preocupação é com base na minha concordância com o Chefe Abimbola quando ele fez a declaração de que Ifá pode consertar um mundo quebrado. Acredito que Ifá tenha o medicamento e seja uma ferramenta poderosa no processo de cura pessoal, ascensão social e do movimento coletivo para trazer Ilé Ifé (a casa do amor) do Òrun (céu) para Ayè (Terra).
A preocupação é esta:
Há forças no mundo chamadas Ajogun que estão tentando bloquear a elevação do espírito pessoal e coletivo da vida na Terra. Vejo indicações claras de Ajogun estarem influenciando pessoas dentro e fora da nossa fé, para gerar ações destinadas a garantir que as nobres aspirações do Profeta Ọrúnmìlá nunca se manifestam no mundo físico.
Se você acredita que essa ameaça vem de dentro ou de fora da nossa fé, o efeito é o mesmo. Estamos participando de ações de destruição autodestrutivas comunitária causadas ​​pela constante necessidade de julgar o trabalho do outro.
Em Ifa julgar o trabalho de outra pessoa é um tabu (èèwọ).
É fácil dizer que este comportamento é um tabu e podemos agradecer a Chefe FAMA por traduzir o Odù que descreve este comportamento como um tabu.
A questão passa a ser nós mesmo, como uma comunidade, estarmos apoiando à implementação deste tabu. Ao apoiar este tabu, estou querendo dizer que:
Como é que vamos interiorizar a lição de não julgar e não denegrir o trabalho de outro Áwo?
Para mim, a resposta é:
Será que nós saberemos acrescentar mais ao que fazemos de melhor?
Há uma razão pela qual não devemos denegrir o trabalho dos outros Áwo.
O primeiro passo para entender isso é compreender o contexto do tabu.
Para entender o contexto do tabu é, creio eu, preciso entender o contexto da iniciação. Precisamos que a comunidade tenha um mínimo de entendimento comum sobre o objetivo e a função da iniciação.
Aqui está uma razão pela qual não devemos denegrir o trabalho dos outros Áwo.
Para mim, o propósito da iniciação é alinhar o Ori, ao Ori inu e ao ìpọnri. Em termos psicológicos, isso significa o alinhamento da vida, o Eu Interior e o Eu superior.
Os psicólogos chamam esse processo de individualização. Em Ifá este processo é chamado de:  Ire lona ìpọnri atiwo Órun. 
Ou seja: Acessar o Eu superior que está para receber as bênçãos do céu.
Isso é uma forma simbólica de dizer que alinhamento com o Eu Superior é o alinhamento com o destino e cada verso da Escritura de Ifá diz que quando nós alinhamos a nossa vida com o nosso destino recebemos uma bênção de vida longa, família saudável e abundância. Isso na disciplina de Ifá significa que o espiritual não se põe ao que nós queremos e sim o que precisamos.
O que precisamos é sempre o mesmo. O que precisamos é de eliminar o comportamento autodestrutivo que bloqueia a nossa conexão com nosso Eu Superior. Em Ifa este tipo de comportamento autodestrutivo é chamado ibi. Uma das manifestações do processo de engajar-se no comportamento autodestrutivo é a necessidade de denegrir outros. A necessidade de denegrir os outros é na verdade uma forma ineficaz de evitar a resolução de nossas próprias contradições internas, especificamente nossas próprias inseguranças enraizadas em dúvida e auto aversão.
O grande Profeta Ọrúnmìlá nunca disse que alinhar o Ori, ao Ori inu e ao ìpọnri denegre aos outros e ainda, como uma comunidade nos envolvemos no processo de denegrir os outros como se fosse nosso dever sagrado. Aqui comigo agora, e acredite em mim mais tarde, o nível de difamação, evidente, na mídia social está transformando as pessoas e levando para longe de nossa fé grandes números de pessoas e tornando a nossa fé uma piada má, o que é relevante para aqueles que possam estar interessados nesta contradição.
A violação do tabu em julgar o trabalho dos outros ameaça destruir a nossa fé, porque eles já estão destruindo claramente nossas comunidades e ameaçam criar uma resistência ao crescimento pessoal, o que torna a medicina de Ifá ineficaz. Eu chamo isso de processo do ibi (negativo) institucionalizado.
Só podemos entender isso como uma possibilidade, se realmente compreendemos o papel e a função da iniciação.
Eu disse que a iniciação é o processo de alinhamento entre o Ori, o Ori inu, e o ìpọnri. De acordo com cada disciplina espiritual registrada pela história humana no curso da vida deste planeta, todos os grandes profetas da inspiração humana têm dito que há duas maneiras de experimentar o alinhamento com o Eu Interior, com o Eu Superior e o ìpọnri. Uma das maneiras é através do ritual. Um dos rituais destinados a criar este alinhamento é chamado de iniciação. Todos os outros rituais, ouça-me, todos os outros rituais são projetados para sustentar e apoiar este alinhamento.
Todos os Profetas inspiradores do passado, incluindo o Profeta Ọrúnmìlá, disseram que a fonte primordial do alinhamento entre o Eu Interior e o Eu Superior é a Graça de Deus. Alá, Jeová, Buda, Olódùmarè e o que mais você quiser nominar é:
A fonte de criação.
A iniciação é uma pálida imitação da Graça de Deus, quem executa iniciações e acredita que seu trabalho é um catalisador para o alinhamento entre Ori, Ori inu e ìpọnri confunde seu próprio ego inflado com o poder de Deus para elevar a consciência humana.
Nós poderíamos chamar isso de arrogância, confusão e vaidade. Em Ifa isto é descrito como o Odù Ọbàrà Mèjì em ibi e nós também podemos chamar esta arrogância de pecado da arrogância.
Em grego, hubris significa:
É o pecado de acreditar que os seres humanos têm o direito de falar em nome de Deus.
Uma pessoa que descreve o alinhamento com o Eu Superior, sem a necessidade de ser o instrumento do alinhamento é chamado de profeta.
Uma pessoa que descreve o alinhamento com o Eu Superior, com a necessidade de ser o instrumento deste alinhamento é chamado de líder de um culto.
Teólogos definem uma religião como uma disciplina com base no estudo de uma mensagem profética.
Os teólogos chamam de culto qualquer disciplina baseada na vontade de uma pessoa que assume o papel de Deus.
Eu estou sugerindo aqui que Ifá não é um culto.
Aqui está o ponto, você pode ter a melhor iniciação que já existiu na história da vida e da Terra e se você ignorar o processo de alinhamento da vida, do Eu interior, com o Eu Superior, ou seja, se você ignorar o processo de manifestar o bom caráter, sua iniciação terá sido um desperdício completo e total de tempo.
Se você teve a pior, a mais idiota, a mais incompetente iniciação que já existiu na história da vida na Terra e você após iniciado toma a decisão de abraçar a graça de Deus, tornando-se uma pessoa melhor, o seu Ori, o seu Ori inu e o seu ìpọnri vão entrar em alinhamento.
A consequência de qualquer iniciação de uma pessoa representa, foi e sempre será um pacto entre a pessoa e Deus.
Não há como um ser humano ficar julgando esse pacto. A natureza do relacionamento da pessoa com Deus é um direito dado no nascimento de cada indivíduo e eu não tenho o direito de julgar este relacionamento e também não tenho nenhuma base para fazer esse julgamento.
Cada momento de nossa vida é uma escolha entre ire e ibi e nunca poderemos dizer com certeza quando, onde e como a escolha de ire vai elevar nosso Ori de uma forma que traga a verdadeira salvação.
No momento em que qualquer sumo sacerdote auto descrito como: Alta Poobah, Babalawo, Olowo ou a encarnação auto delirante de Buda diz que a salvação está baseada em algum dom especial que eles trazem para o mundo e que o dom que eles trazem lhes dá permissão divina para julgar o trabalho dos outros. Sempre que você ver isso, ouvir isso ou presenciá-lo de qualquer forma, considere:
O comportamento parece estar em contradição com a mensagem dos grandes mestres proféticos do passado.
Nelson Mandela passou 26 anos na prisão e no dia da sua libertação, ele liderou uma nação sem raiva, julgamento, difamação ou abuso. Ele simplesmente se levantou, disse apartheid está errado e aqui está o que vamos fazer para mudar isso.
Suas ações eram claramente as ações de um homem que conhecia e compreendia o seu destino. Suas ações eram claramente as ações do homem cuja cabeça e o coração estavam em alinhamento. Suas ações eram as ações do homem que tinha elevado a sua própria vida pessoal, e que usam essa elevação de inspirar outros a se juntarem a ele ao fazer a coisa certa.
Eu não sei se Nelson Mandela, sempre engajado, passou por um ritual de iniciação. Eu sei que ele viveu as evidências da Graça de Deus e a capacidade da Graça de Deus em elevar o espírito humano. Eu estou supondo que ele foi iniciado por aquilo que os nossos amigos cristãos chamam de batismo de fogo.
Tenho sido abençoado ao longo dos últimos 30 anos por viajar pelo mundo e ver Ifá òrìşà em inúmeras manifestações.
Ouça-me:
Se você nunca ouviu outra palavra, me ouça agora:
A manifestação mais poderosa do espírito do Profeta Ọrúnmìlá que eu já testemunhei veio de uma vítima de abuso sexual, pobre mulher, não iniciada, de cor, na diáspora que derramou água em uma frigideira, acrescentou um pouco de açúcar e orou sobre a água com açúcar, porque isso era o que ela aprendeu com seu bisavô escravo liberto e usando a única ferramenta que tinha à sua disposição, ela rezou para a elevação daquele que abusou da criança pobre e com fome de sua vizinhança.  Eu digo: Àse, amém, que assim seja louvado, Alá, Olódùmarè, o Deus de Abraão e tudo que é santo, porque naquele dia os filhos deste bairro foram abençoados.
Estou sugerindo que, se a necessidade egocêntrica, arrogante e egoísta para julgar os outros feriu de alguma forma a mulher que eu vi orar sobre aquela panela de água com açúcar, então, como Àwo digo: Que vergonha para nós!
Cada minuto que é desperdiçado discutindo sobre quem faz Ifá corretamente é um minuto que poderia ter sido gasto na elevação do espírito humano. O espírito humano só é elevado, de uma forma: É elevar honrando o elo comum que temos com a Fonte da Criação. O espírito humano é honrado por saber que a sua vida fica melhor, quando a minha vida fica melhor.
Minha vida nunca ficará melhor como consequência do julgamento dos outros.
Essa é minha opinião pessoal, baseada na minha experiência pessoal e quem se importa?
O ponto mais importante é este: Em nenhum lugar, por todo o Corpus da Escritura de Ifá leremos um Odù que diga que Ifa é uma casta e que Ọrúnmìlá um dia decidiu jogar no lixo a iniciação de alguém.
Estou sugerindo que há uma razão para que nenhum desses Odù possa existir.
Estou sugerindo que, quando agimos em oposição à mensagem do Profeta Ọrúnmìlá e ainda alegamos ser devotos de Ifá, eu estou dizendo que quando fazemos isso, estamos engajados no processo de hipocrisia e não na elevação do espírito humano.
Há forças poderosas na nossa comunidade pressionando devotos a escolher "seu caminho", baseado na noção de que "o seu caminho" é o "único caminho".
Na minha opinião, enquanto estivermos engajados neste abuso coletivo, os ancestrais não estarão dançando no céu.
De acordo com o Profeta Ọrúnmìlá quando os antepassados ​​não estão dançando no céu as coisas não estão indo bem na terra.

Ire baba

2 comentários:

  1. Ary,

    Falokun é um intelectual, atualizado e a frente do seu tempo!

    Parabéns pela postagem e pesquisa.

    Àwúre!

    ResponderExcluir

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.