sexta-feira, 3 de julho de 2015

Òsá mèjì



Olho de gato e espinho,
Pantera1 e leopardo,
Ambição e roubo parecem iguais.
Lançou Ifá para Inteligência e compartilhou com sabedoria.2
Havia Inteligência e lá estava Sabedoria.
Quando a existência teve início.
Foi com obi que eles receberam as bênçãos do Òrìsà.
Eles pegaram o mesmo obi.
Inteligência falou com ele,
Mas, ele não falou com Conhecimento o que ele tinha visto.
Havia a Inteligência, um homem,
E o Conhecimento, uma mulher.
Quando Inteligência pegou o obi ela disse:
O que poderia eu fazer por esta mulher para que eu possa dormir com ela?
Ele murmurou.
Quando Conhecimento pegou o obi ela disse:
Este homem, o que eu deveria fazer para que eu possa vê-lo despido,
Para que eu possa pegar o que ele tem?
Eles não falaram um para o outro.
Eles assentaram o obi,
E eles encontraram Osòósi.
Justamente quando Ikudefu, 3 esperava na casa do rei de Òyó,
Assim Òsóòsì esperava na casa de Òrìṣàlá.
Eles pegaram o obi e eles o assentaram.
Eles perguntaram:
O Pai está descansando?
Ele disse: Sim.
Eles disseram:
Bem, então, este obi, nós queremos receber a sua resposta.
Quando eles vierem, o que acontecerá?
Òsóòsì disse:
O Pai não está por perto.
E pai estava ouvindo o que eles estavam dizendo.
Logo depois eles partiram, e eles andaram um pouco.
Ele os chamou de volta,
E eles voltaram.
Ele disse:
Inteligência.
Inteligência disse:
Sim.
Ele disse:
Traga-me uma corda na sua mão.
E ele a assentou.
Ele disse:
Conhecimento.
Ela disse:
Sim.
Ele disse:
Traga-me a corda na sua mão.
Ela disse:
Sim.
E ele a assentou.
Ele disse:
O que você disse Inteligência.
A mulher que você quer realizar coisas junto com ela, você irá tê-la,
E aquilo que você disse Conhecimento.
O homem que você quer para realizar com ele, você o terá.
Vocês não devem ter ninguém mais.
Eu tenho suas cordas4.
Inteligência disse:
Se eles me pedirem para fazer alguma coisa, eu a farei.
Eis porque Ifá não pode ter uma mulher.
A menos que os divinadores a enviemos, até mesmo nos dias de hoje.
E Ifá diz que se uma mulher recusar,
Os divinadores são aqueles que a mandam.
Eles estão pedindo ajuda.
Não é que Ifá a pegue ele mesmo.
É como Òsún e Òrúnmìlá
Começaram a ver cada um à sua nudez.5
Eles vieram para a Terra e eles aproveitaram a vida.
Òsún era boa para Òrúnmìlá.
E Òrúnmìlá era bom para Òsún.
E assim eles seguiram juntos;
Eles chegaram a um acordo
E seu lar era agradável.
Eles dançaram e se alegraram
Eles louvavam seus divinadores,
E os divinadores louvavam Òrìsà
Que seus divinadores falavam a verdade.
Olho de gato e espinho,
Pantera e leopardo,
Ambição e roubo parecem iguais.
Jogou para Inteligência e compartilhou com Conhecimento.
Inteligência e conhecimento.
Suas vidas eram tão atraentes quanto o sal.
Òrìsà diz que existe uma benção no assunto para o qual nós jogamos este Ifá.

Ire alaafia,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.