sábado, 6 de junho de 2015

Ìròsùn’mèjì II



Òrìşà diz que onde nós lançamos Quatro Anciões,
Òrìşà diz que nós deveríamos ir e deveríamos fazer um sacrifício.
Òrìşà diz que esta pessoa deveria ir e deveria sacrificar a Òrìṣàlá.
Òrìşà diz que ele está servindo alguém;
Òrìşà diz que ele não deveria servir qualquer mais a qualquer um.
Sim eu sirvo, eu uso uma coroa de cowries;
Eu sirvo, eu sirvo, eu uso duzentas contas;
Eu sirvo e sirvo, eu uso um cajado
Foi lançado Ifá para Vestuário elegante quando eles disseram que ele não poderia ser rico em vida.
Havia Vestuário elegante, ele era um caçador.
Todos os animais que ele matou,
Ele serviu Òrìşà com eles;
Quando ele matou um animal, ele deu isto a Òrìşà.
Vestuário elegante nunca manteve qualquer coisa para ele;
Vestuário elegante estava fazendo assim.
As pessoas de vestuário elegante, eles formaram uma sociedade;
Eles disseram que eles fariam vestidos¹
Vestuário elegante disse: Certo.
Os vestidos que eles usariam para o festival anual deles, eles os fariam.
E ele foi e contou para Òrìşà²
Òrìşà disse que ele não deveria preocupar, ele faria um vestido.
Quando o dia veio etu ³ fez vestidos;
Alguns os fizeram de seda selvagem, alguns não fizeram.
Eles fizeram os vestidos deles;
Vestidos de pano branco, eles os fizeram.
Quando Òrìşà levou o vestido,
Ele levou um vestido de contas e pôs isto em enfeite4
Quando Vestuário elegante apareceu ante eles
Eles não puderam resistir ele estava de mais;
Eles se prostraram ante a ele;
Eles se prostraram ante a ele.
E Vestuário elegante ficou rico, e Vestuário elegante era rico;
Vestuário elegante ultrapassou todos os outros.
Ele estava dançando, ele estava alegrando;
Ele estava elogiando o Áwo,
E o Áwo estavam elogiando Òrìşà.
Ele disse que o Áwo dele tinham falado a verdade.
Sim eu sirvo, eu uso uma coroa de cowries;
Eu sirvo, eu sirvo, eu uso duzentas contas;
Eu sirvo e sirvo, eu uso um cajado
Vestuário elegante foi para quem eles lançaram;
Eles disseram que ele nunca poderia ser rico em vida.
E Vestuário elegante estava tendo dinheiro,
Vestuário elegante estava tendo os filhos.
Suavemente, Vestuário elegante, o filho de:
Aquele que sem usar o trabalho usa um vestido de contas.
Isto é como Òsóòsì veio usar um vestido de perolas até hoje.
Como nós sabemos se é um vestuário elegante?
Ele é aquele que nós estamos chamando de Òsóòsì
Onde nós vemos Quatro Divindades Anciãs na bandeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.