sábado, 5 de novembro de 2011

Ogbe meji


Ori a deidade mais importante do panteão iorubá. Devemos crer e louvar nosso ori diariamente. Nosso Ori pode nos elevar e nos destruir, qual caminho devemos seguir?
Nada acontece em nossas vidas sem o consentimento de Ori.
Ori onde houve a sorte, que ela venha a meu encontro, Ori onde houver a felicidade, que ela venha ao meu encontr, Ori onde houver vida longa, que ela venha ao meu encontro. Ori onde houver esposa e filhos, que eles venham ao meu encontro.
Minha cabeça nasceu para ser coroada e rapidamente será coroada.
É entre os Reis que eu devo andar e rapidamente andarei.
Ori o, Ori o, gba mi o.
Ori mo'pe aiku, auwre, ajè, etc...



Oluwara Okun1 (Orunmilá)
“Aquele que tem Ori dura como ferro;
“A noz de palmeira de Osonyin olha para o sol mas não racha;
“Mulher brigona gera filhos com dificuldade”
Jogou para “Ori é um melhor defensor.”
Filho de Magala que usa uma coroa de cauwris.
Sim. Havia Ori.
Dinheiro não tinha marido para aconselhar-se com ele, o que poderia ela fazer?
Eles disseram que ela deveria ir até Ori.
Ela deveria pegar duas nozes de cola,
E ela deveria ir até Ori.
Quando Dinheiro pegou as duas nozes de cola e estava indo.
 Ela passou entre as Dezesseis Deidades;
Ela passou entre eles.
Sàngo disse, “Você que está passando, porque não nos cumprimenta?”
Ela disse:
“Eu?
Quando eu não estou olhando para você?
Sàngo levantou-se e ele arrancou as nozes de cola das mãos dela.
Ele pegou uma delas
E a enfiou inteira na boca.
Ele pegou a outra para Olofin
Onde Ori estava sentada com Olofin.
Ele foi lá e a deu para ele.
Olofin agradeceu a ele.
Ori veio,
Ele disse:
“Quem pegou as nozes de cola desta mulher?”
Sango disse:
“Fui eu.”
Ori disse:
 “Isto mostra o quanto estúpido você é em fazer isso.”
Sango disse:
“Eu, Lakio?”
Ori disse:
 “O que pode você fazer?”
Eles começaram a lutar.
Quando Ori ergueu Sàngo,
E quando ela o jogou, ela o jogou em Koso.2
Òrìsá Oko disse, “Há! Meu amigo.”
Quando Ori o jogou, ela jogou Òrìsá Oko para Irawo.
Ifa disse, “Há! Meu irmão mais novo.”
E quando ela jogou Ifa, ela o jogou em Ado.
Ela lançou Oyá e a jogou em Ira.
Ela jogou Egungun em Oje.
“Há! Sapponan disse:
“Quem vai me jogar?”
Quando ela jogou Saponan, ele caiu em Egun;
Ela jogou Elegbara, ele caiu em Iworo.
Há! Ele jogou Obalufon para Erin.
Qual problema?
O que eles deveriam fazer?
Eles foram embora;
Òrìsá Oko em Irawo disse que eles deveriam fazê-lo.
No terceiro ano eles vieram juntos de novo.
Eles disseram, ‘Nossa luta do outro dia,
“Nós lutaremos novamente
“Para ver como Ori conseguiu arremessar todos nós.”
Eles vieram ao jardim de Ori,
E Ori estava lá;
Ela tinha ido aos divinadores.
E eles disseram que Ori deveria trazer comida, ela deveria trazer bebida.
Quando eles vieram para os jardins dos fundos de Ori,
Eles disseram, “Ori, oh! Saudações,oh!”
Ori respondeu,”Ho!”
Eles disseram, “Venham”, eles disseram, “A luta do outro dia veio, oh!”
E Ori saiu; ela disse “Há!”
Ela disse, “Você, Orunmila, é você que está aí?”
Ele disse, “Estou aqui.”
Ela disse, “Eu pensei que você era chamado de’ O pequenino que vive de sua sabedoria.’
Ela disse, “Você está aprendendo a ser tolo;
Ela disse, “Não se aprende sabedoria.”
Ele disse, “Quando eu o arremessei em Ado,
Ela disse, “O que você tinha?
Ela disse, “Você é quem eles estão venerando em Ado agora.
Ela disse, “Sàngo, o que você tem?
Ela disse, “Você é aquele que estão adorando em Koso agora.
Ela disse, “Òrìsá Oko, o que era você?
“Você e aquele que estão cultuando em Irawo hoje em dia.
Ela disse, “Você, Sapponan, o que você tem?
Ela disse, “Você é aquele que estão cultuando em Egun hoje.
Ela disse, “Você Elegba, o que você tem?
Ela disse, “Você é aquele que estão cultuando em Iworo hoje.
Ela disse, “Você, Oro, quem eles estão cultuando em Olufon hoje?
Oro disse, “É a mim.”
Ela disse, “O que eram vocês antes?
Ela disse, “Você Egungun, o que você fazia antes de chegar em Oje?
“Há! Ela disse, “Você ouviu aquilo Obalufon?”
Obalufon disse, “Eu sou aquele que eles estão cultuando em Erin.”
“Então que significa tudo isso?”
“Espere. Deixe-nos ver o que ela vai nos dar.
“É verdade que os locais para os quais ela nos arremessou eram bons.”
Então eles entraram na casa em direção a Ori;
Ori deu-lhe comida, ela deu-lhes bebida.
Eles terminaram de comer,
E eles começaram a dançar, eles regozijavam;
E Ori louvava seus divinadores, e seus divinadores louvavam Òrìsá
Que seus divinadores falavam a verdade.
“Ofuwara Okun,
“Aquele que tem uma Ori dura que nem ferro;
“As nozes de palmeira de Osanyin olham para o sol mas, não racham;
“Mulheres brigonas geram crianças com dificuldade”
Jogou para “Ori é o melhor defensor,”
Filho de Magala que usa uma coroa de cauwris.
Ele cantou, “Ori é o melhor defensor,oh
“Ori é o melhor defensor.
“Aquele para quem Ori é bom não há nada igual,oh;
“Ori é o melhor defensor.”
Ai está como Ori sobrepujou todas as demais Deidades.
Òrìsá diz que uma benção é o que ele prediz aqui,
Como disse Òrìsá
Aqui nós vemos Eji Ogbe.
Esta pessoa deve ir e sacrificar para sua Ori.
Como Òrìsá predisse.
Eji Ogbe, Ambos os Ogbe.


1.      Um dos nomes de louvor de Ifa.


2.      Koso, Irawo, Ado, Ira, Oje, Egun, Iworo, Erin, e Olufon são as cidades associadas com estas deidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.