segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ògúndá mèjì fala de Ori

Ọrùnmìlà diz que entrando numa sala com porta baixa, nós, automaticamente, reverenciamos Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Şàngó replicou que ele acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Şàngó:
Mas e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegar a Koso, casa de seus pais e eles cozinharem sopa de feijão e fizerem pudim de inhame e lhe derem orogbo e um galo?
Şàngó disse:
Após tal satisfação, eu retorno para casa.
Então, Şàngó tinha falado que ele poderia não acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que entrando numa sala com porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos.
Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Ợya replicou que ela acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a ela:
Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Irá, casa de seus pais, e eles abatessem um grande animal e colocassem uma porção de pudim de milho, em sua frente?
Ợya disse:
Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Ợya tinha falado que ela não poderia acompanhar seus seguidores,
Em uma jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos. Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanhará seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Ợbatálá replicou, que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Ợbatálá:
Mas, e se após uma lona jornada, andando e andando, você chegasse a Ifọn casa de seus pais e eles abatessem uma galinha com ovos e desse-lhe duzentos caracóis junto com verduras e melão?
Ợbatálá diz:
Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Ợbatálá tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que, entrando numa sala de porta baixa, nós, automaticamente reverenciamos.
Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Èşù replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Èşù:
Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ketu, casa de seus pais, e eles lhe dessem um galo e uma porção de óleo de palma?
Èşù disse:
Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Èşù tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores numa jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos. Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Ògún replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Ògún:
Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ire, casa de seus pais, e eles lhe dessem feijões fritos e um cão, também uma galinha, cerveja de milho e vinho de palma?
Ògún disse:
Após tal satisfação eu canto meu cântico Ìjálá alto e alegremente, em todo caminho de volta a casa.
Então, Ògún tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos.
Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Òşún replicou que ela acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Òşún:
Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ìjùmù, terra de seus pais, e eles lhe dessem pudim de farinha com verduras e cerveja de milho?
Òşún disse:
Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Òşún tinha falado que ela não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
Ọrùnmìlà diz que, entrando numa sala de porta baixa nós, automaticamente, reverenciamos.
Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Ọrùnmìlà replicou que ele acompanhava seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Eles perguntaram a Ọrùnmìlà:
Mas, e se após uma longa jornada, andando e andando, você chegasse a Ìgètí, terra de seus pais, e eles lhe dessem dois ratos espertos, dois peixes de nado belíssimo, duas galinhas com fígado gordo, duas cabras pesadas e grávidas; dois bezerros com chifres grandes; se eles fizessem pudim de inhame para você, se eles lhe dessem boa bebida, cerveja de milho e atare, e dessem a você um grande obi?
Ọrùnmìlà disse:
Após tal satisfação eu retorno para casa.
Então, Ọrùnmìlà tinha falado que ele não poderia acompanhar seus seguidores, em uma jornada distante, sem retornar.
O Awo estava espantado
Eles não poderiam proferir uma palavra, pois eles não entenderiam a parábola.
Ifá, eu confesso meu desolamento, por favor, cubra-me de sabedoria.
Ifá, você é o líder.
Eu sou o seguidor.
Você é o sábio que ensina sábias coisas como um pai.
Ifá, a questão é:
Quem dentre os deuses acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar?
Ifá disse:
Este é Ori.
Ori sozinho, é quem acompanha seus seguidores, em todas as jornadas, sem nunca retornar.
Quando eu tenho dinheiro, é meu Ori que eu louvo.
Meu Ori, este é você.
Quando eu tenho filhos, é meu Ori que eu louvo.
Meu Ori este é você.
Todas as coisas boas que eu tenho na Terra é meu Ori que eu louvo
Meu Ori, este é você.
Você, que não esquece seus seguidores.
Você que abençoa seus seguidores mais rapidamente que outros deuses
Os deuses não abençoam o ser humano sem o consentimento de seu Ori
Ori, eu saúdo você.
Você que permite crianças nascerem vivas.
Quem oferecer e for aceito por seu Ori, tem razão para dançar e se alegrar.


Ire Bàbá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Culto Tradicional Yorùbá, vem resgatar nossa cultura milenar, guardada na cabaça do tempo.